segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Inteligências e Artifícios: IAs aplicadas na moda

Os tempos modernos trazem consigo inovações e novos mecanismos de produção humana. Historicamente, o mundo da moda é marcado por processos de reinvenções constantes, em que se faz necessário adaptar-se às novas condições de existência de seu tempo. Dessa maneira, é inerente a esse universo a inserção das Inteligências Artificiais (IA) em tantos âmbitos quanto possível.

“As máquinas e os sistemas inteligentes estão executando tarefas que até recentemente eram prerrogativas dos humanos, em alguns casos com resultados mais rápidos e mais assertivos”, afirmam Dora Kaufman e Lucia Santaella. Recursos são aplicados em sua construção de forma a tornar pragmática a execução cotidiana das práticas no mundo fashion.

A título de exemplo, a Lalaland.ai. A empresa utiliza a inteligência de máquina para a geração personalizada de modelos. Ainda neste ano, a Levi Strauss & Co deu start ao projeto de utilização da IA para o seu próprio catálogo. O software será responsável pela criação de manequins personalizados a partir dos dados dos usuários. Dados como medidas, peso e etnia serão inseridos pelos usuários para a geração de um manequim que corresponda às especificações de entrada, dando a possibilidade de visualização das peças da varejista em um modelo tridimensional semelhante ao próprio corpo do usuário. Atualmente, a Levi's disponibiliza apenas um único manequim para cada categoria.

A modelo da esquerda foi criada com IA, a da direita é real.
Foto: Reprodução

Não apenas a ação traz uma inovação, no sentido de aplicação das tecnologias disponíveis no mercado, como traz para o centro da discussão a inclusão de diferentes corpos, de distintas idades, tamanhos e tons de pele. A moda, enquanto elemento social de comunicação, é um importante promotor de debates políticos e sociais. “O aprendizado de máquina é empregado em uma variedade de tarefas de computação, nas quais programar os algoritmos é difícil ou inviável. Trata-se de um processo de solução de um problema específico por meio da construção algorítmica de um modelo estatístico baseado em um conjunto de dados (BURKOV, 2019).”

Sendo assim, o principal entendimento, fruto dessas aplicações, é a “personalização das experiências no acesso online” no local de promoção de diversidade para os consumidores.


O outro lado da mo(e)da 

Utilizar-se das IAs, entretanto, não exclui o pensamento artístico e humano, do qual a moda depende essencialmente. Também este ano, a jornalista de moda Anna Battista concluiu a criação de uma coleção completa feita através de Inteligência Artificial. 

Foto: Reprodução/Irenebrination/Midjourney

A coleção de Anna reúne o conceito esportivo e casual com o renascimento. Além das peças, o Midjourney, plataforma que tem ganhado amplo espaço no mundo da moda nos anos recentes, gerou imagens de modelos desfilando as peças em um evento de moda. Apesar de levantar diversos questionamentos acerca do espaço em que as pessoas ocuparão na produção de moda no futuro, é preciso atentar-se ao fato de que esse tipo de produção já é uma realidade. 

Foto: Reprodução/Irenebrination/Midjourney

De modo similar, Kaufman e Santaella pontuam a importância de analisar as tecnologias sob a ótica das reais possibilidades que elas condicionam à sociedade. “Antes de tudo, é preciso levar em consideração que, muito longe da 'Máquina' onipotente da novela de Foster, as operações da aprendizagem de máquina na IA apresentam vulnerabilidades e limitações”.

Foto: Reprodução/Irenebrination/Midjourney

Anna relata ter encontrado dificuldades na construção de sua coleção, sobre limitações e irregularidades da própria plataforma. Decerto as evoluções se encarregaram de solucionar muitas das limitações tecnológicas do Midjourney, entretanto, para além do aplicativo, Anna utilizou sua inteligência própria e conhecimentos de mundo prévios para instruir o programa de como gerar as imagens. Assim, observa-se a conservação de um pensamento humano, artístico e por vezes crítico em uma construção baseada em inteligência artificial e tecnologias. 

O futuro é computadorizado, não há como ignorar este fato, mas, não será um mundo meramente dos computadores. O pensamento humano ainda será a base das construções de tudo que cerca a comunicação e o mundo social. 


Por: Elaine Santana

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