Como a “plataformização” fomenta o Fast Fashion.
Fast Fashion
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Foto: Reprodução/Pinterest |
- Produção muito rápida e em grande escala
- Os preços acessíveis em peças de tendências
- Alta rotatividade no estoque e roupas descartáveis
- Condições de Trabalho e Impacto Ambiental
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Plataformização e Fast Fashion
Plataformização é o conceito que define os impactos causados pelas plataformas digitais nas sociedades. Na esfera da economia, política, leis, e na vida pessoal. Apesar de esse conceito não ser sempre o mesmo durante esses anos. Segundo Poell, Nieborg e Van Dijck, no artigo de 2019, “Plataformização”.No exemplo da Shein, ela não é apenas uma loja online, mas uma plataforma de moda que facilmente se adequa ao conceito de plataformização. Plataformas, definidas por Poell et al como “infraestruturas digitais (re)programáveis que facilitam e moldam interações personalizadas entre usuários finais e complementadores, organizadas por meio de coleta sistemática, processamento algorítmico, monetização e circulação de dados”, resume uma das características da varejista.
E como a plataformização impacta na indústria Fast Fashion?
Assim como vários outros setores, na globalização, o mercado da moda se reinventou e se adaptou à internet e a comunicação das redes sociais. Um grande exemplo é a quantidade de lojas de vestuário nas lojas de aplicativo, a maioria delas, indústrias Fast Fashion.Como por exemplo, a loja SHEIN, um estudo da plataforma Money.co.uk identificou que a loja chinesa Shein é atualmente a mais popular do mundo.
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Assim, é possível fazer uma análise de como a plataformização consegue impulsionar esse tipo de mercado, e tornando-o comum, sem levar em conta as problemáticas do Fast Fashion.
Pouco se sabe sobre o modus operandi do algoritmo da Shein, isto é certo, entretanto o que se tem conhecimento é que a lógica algorítmica da rede utiliza os dados de seus usuários para gerar previsões e tendências. A coleta de informações, como histórico de compras, preferências de estilo e comportamentos de navegação, é fundamental para prever essas tendências e “otimizar” a produção, impulsionando cada vez mais a prática do fast fashion. Os dados são a base para que a Shein e outras empresas de fast fashion respondam rapidamente às demandas do mercado. No entanto, essa rápida resposta às tendências e a produção em massa têm implicações significativas.
Porém, apesar de apresentar esses pontos negativos relacionados à indústria da moda, eles não são os únicos impactos da plataformização nele. O conceito também tem tornado a "moda" um ambiente mais acessível, como por exemplo as plataformas de vídeos e lives, que conseguem transmitir desfiles de alta costura e de marcas famosas, que na maioria das vezes não são de acesso a todo o público de maneira presencial.
Por: Isabel Queiroz
Apoio: Elaine Santana
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