terça-feira, 26 de setembro de 2023

A plataformização no mundo da moda


Como a “plataformização” fomenta o Fast Fashion.


Fast Fashion

Foto: Reprodução/Pinterest
“Fast Fashion” é o conceito de negócios no mundo da moda onde as peças produzidas são feitas com a intenção que a duração seja muito curta. Para atender as últimas tendências, as peças são produzidas em alta escala e com um custo muito barato. Assunto que tem repercutido muito nos últimos anos, algumas características desse modelo de negócio, são:
  • Produção muito rápida e em grande escala
As roupas produzidas levam um tempo muito curto e uma produção muito alta, o que causa a grande demanda e preços baixos, diferente das peças tradicionais essas levam às vezes semanas para estarem prontas enquanto as tradicionais, levam meses para estarem com uma coleção completa
  • Os preços acessíveis em peças de tendências
As roupas que muitas vezes são vistas em passarelas ou em famosos podem ser facilmente encontradas e com preços super acessíveis, tendo assim um grande público de consumidores.
  • Alta rotatividade no estoque e roupas descartáveis
O Fast Fashion consiste em transformar as roupas em peças descartáveis, contribuindo assim para o consumo excessivo, a alta renovação no estoque permite que os produtos possam ser trocados com frequência e retirados caso a venda não esteja satisfatória economicamente.
  • Condições de Trabalho e Impacto Ambiental
Uma das preocupações e os maiores pontos negativos desse modelo de negócio são os impactos ambientais e as condições de trabalho dos funcionários. A larga demanda de produção e a baixa qualidade das peças, tornando-as descartáveis, causam grandes danos para os recursos naturais. Com os baixos custos, as condições de trabalho dos funcionários é um alerta, pois muitas dessas pessoas estão em trabalhos análogos à escravidão ou sendo explorados de diversas maneiras.

Foto: Reprodução/Pinterest

Plataformização e Fast Fashion

Plataformização é o conceito que define os impactos causados pelas plataformas digitais nas sociedades. Na esfera da economia, política, leis, e na vida pessoal. Apesar de esse conceito não ser sempre o mesmo durante esses anos. Segundo Poell, Nieborg e Van Dijck, no artigo de 2019, “Plataformização”.

No exemplo da Shein, ela não é apenas uma loja online, mas uma plataforma de moda que facilmente se adequa ao conceito de plataformização. Plataformas, definidas por Poell et al como “infraestruturas digitais (re)programáveis que facilitam e moldam interações personalizadas entre usuários finais e complementadores, organizadas por meio de coleta sistemática, processamento algorítmico, monetização e circulação de dados”, resume uma das características da varejista.


E como a plataformização impacta na indústria Fast Fashion?

Assim como vários outros setores, na globalização, o mercado da moda se reinventou e se adaptou à internet e a comunicação das redes sociais. Um grande exemplo é a quantidade de lojas de vestuário nas lojas de aplicativo, a maioria delas, indústrias Fast Fashion.
Como por exemplo, a loja SHEIN, um estudo da plataforma Money.co.uk identificou que a loja chinesa Shein é atualmente a mais popular do mundo.

Foto: Reprodução/Pinterest
Também no artigo é citado que “as plataformas como sua principal unidade de análise e teoriza como as plataformas podem obter uma vantagem competitiva operando mercados multilaterais” (MCIN-TREYRE; SRINIVASAN, 2017).
Assim, é possível fazer uma análise de como a plataformização consegue impulsionar esse tipo de mercado, e tornando-o comum, sem levar em conta as problemáticas do Fast Fashion.
Pouco se sabe sobre o modus operandi do algoritmo da Shein, isto é certo, entretanto o que se tem conhecimento é que a lógica algorítmica da rede utiliza os dados de seus usuários para gerar previsões e tendências. A coleta de informações, como histórico de compras, preferências de estilo e comportamentos de navegação, é fundamental para prever essas tendências e “otimizar” a produção, impulsionando cada vez mais a prática do fast fashion. Os dados são a base para que a Shein e outras empresas de fast fashion respondam rapidamente às demandas do mercado. No entanto, essa rápida resposta às tendências e a produção em massa têm implicações significativas.
Porém, apesar de apresentar esses pontos negativos relacionados à indústria da moda, eles não são os únicos impactos da plataformização nele. O conceito também tem tornado a "moda" um ambiente mais acessível, como por exemplo as plataformas de vídeos e lives, que conseguem transmitir desfiles de alta costura e de marcas famosas, que na maioria das vezes não são de acesso a todo o público de maneira presencial.

Por: Isabel Queiroz
Apoio: Elaine Santana

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